Freitag, 24. April 2009

Ser professor em gastronomia


Por Heiko Grabolle

Em todas as áreas profissionais é importante ter o conhecimento e a experiência, a união destes dois elementos pode fazer um bom professor. E muito importante que o professor traga sua experiência para a sala de aula, porém com conceitos organizados e argumentos claros.

Pontos como higiene, gerenciamento de estoque, relações humanas, manuseio de equipamentos e planejamento de cardápios são tão importantes quanto o próprio cozinhar. O objetivo de uma faculdade é formar chefes para a indústria de gastronomia e o mercado não tem espaço para quem não quer estudar.

Na Alemanha temos cursos como o sistema dual (2 dias em sala de aula e 4 dias no restaurante por semana), outros que precisam 5 anos comprovados de experiência no mercado para poder fazer o mestrado em cozinha (Meisterbrief) e ainda os cursos de Instrutor (Ausbildereignungsprüfung) para lecionar alunos nas universidades.

No Brasil já temos, além dos cursos Tecnologos e Bacharéis os cursoso de Pós-Graduação em gastronomia que trazem novo conhecimento para os profissionais.

Verifique os cursos mais reconhecidos no site da ABAGA.
Um grande abraço, Heiko Grabolle.

Keine Kommentare: