Montag, 17. November 2008

Cozinha Contemporânea - por Heiko Grabolle

CENTRO DE EDUCAÇÃO DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Cozinha contemporânea une uma alimentação tradicional com uma influência industrial mundial.

Alimentação tradicional:

A comida do dia-a-dia (caseira), alimentos regionais, o estilo e o tempo de se alimentar, a comida clássica,...

Influência industrial:

Novas técnicas e produtos produzidos, melhor armazenagem, infra-estrutura global, transporte por aviões, navios, caminhões,..., Turismo...

Esta cozinha é a busca de uma comida mais saudável e criativa, à vontade do consumidor, com a rapidez da produção industrial, as mudanças com a globalização e logística de distribuição formam uma alimentação mais independente e distante da comida tradicional.


Nesta apostila vamos falar da cozinha profissional. Cada casa, cada indivíduo tem o poder de cozinhar e comer o que deseja. Porém na cozinha profissional a idéia é trazer prazer, sabor, visual, criatividade cuidando das substâncias nutritivas e necessárias para o indivíduo/ cliente.

As possibilidades são imensas na combinação dos produtos. É grande a variedade dos produtos que invade o mercado.


O gourmet vê a cozinha contemporânea, a cozinha atual como um estilo de vida, como um sinal de lifestyle, não como uma necessidade de se alimentar. A moderna cozinha pode estar ligada diretamente com a arte. Cada individuo tem um gosto peculiar.


A cozinha contemporânea baseia-se no conhecimento clássico e regional. Une a expectativa do consumidor, os melhores conhecimentos técnicos, produtos frescos e integrais. A cozinha atual se preocupe com a saúde.


A busca da saúde e vida mais saudável, deixam o consumidor, muitas vezes perplexos, e curiosos para saber o que se deve comer.


Dessa forma é que a cozinha contemporânea traz para ao consumidor a criatividade de destacar e preservar sabores. Com as técnicas novas, européias clássicas e americanas dos diferentes tipos de chefes combina de maneira diferente e surpreendente os ingredientes.


A cozinha contemporânea, a cozinha atual e uma nova visão de alimentação. Professional ou caseiro é a conseqüência da mistura de cultura, tradições e conhecimento.

2 Kommentare:

Joice Sabatke hat gesagt…

Oi Heiko
Parabéns pelo blog. Achei interessante este texto, mas gostaria que você me explicasse como os alimentos congelados são vistos neste contexto. Eles podem ser aliados da alimentação saudável? Meu e-mail é joice@cdsc.com.br

Anonym hat gesagt…

Oi, Gostei do seu texto. Confesso que por muito tempo vi a cozinha contemporânea sem rumo. Muitos restaurantes inventam receitas sem base, criam sem arumentos. Misturam doces e frutas dentro de comidas tradicionais como se fosse a casa da "Mãe Joana". E isso é real quando vc comenta "O gourmet vê a cozinha contemporânea, a cozinha atual como um estilo de vida, como um sinal de lifestyle, não como uma necessidade de se alimentar. A moderna cozinha pode estar ligada diretamente com a arte. Cada individuo tem um gosto peculiar."
Complicado termos no Brasil o glamur da gastronomia com um estilo e gosto peculiar num pais com um grande desnível social. desnível soscial ajuda ainda mais. Enquanto os ricos comem caviar beluga e froe grass, os bem menos abastados se imaginam comendo, se Deus algum dia deixar - sequer um arroz e ovo. Infelizmente temos um crescimento assustador da idéia da culinária internacional no pais. porém sem nenhuma história cultural de gastronomia. Vejo muito mais as purpurinas de ser gourmet do que a cultura gastronomia. Estou querendo dizer da origem das receitas como a história da pizza, da sopa dentro do pão, a feijoada em portugal (não é brasileira)... Nossa hist´roia está escondida e só aparece qdo alguém por ventura traz ela por meios de técnicas internacionais.

Desculpa desabafar, contudo adorei seu texto. Me faz refletir!!!!

Rafaela Santos, RJ.