Freitag, 21. November 2008

Chefe alemão trabalha em Blumenau

Heiko Grabolle
Bistrô Johannastift - Blumenau


Inicialmente inspirado pelo aroma das ervas da cozinha alemã, o chefe Heiko Grabolle, radicado no Brasil, é dono hoje de um conhecimento gastronômico diversificado e multicultural. Com uma trajetória variada, que inclui passagens por restaurantes e hotéis bem conceituados em sua terra natal e diversos outros países, como Suíça, Inglaterra, Espanha e Itália, o chefe alemão aprendeu a unir sua formação profissional com sua criatividade para inovar e experimentar novos sabores.

Nascido na região da Vestefália, Alemanha, Heiko formou-se chefe de cozinha pela Escola Técnica Alemã Fischbacherberg e no restaurante Alter Wartesaal, no coração da cidade de Colônia. Posteriormente, estudou na escola de hotelaria DeHoGa de Hamburgo, onde obteve seu diploma de Instrutor em gastronomia e mestre em Maitre d’cuisine, o maior título de educação em gastronomia para um chefe na Europa.

A facilidade para aprender novos idiomas e o fascínio pela diversidade de aromas e sabores das diferentes cozinhas levou o chefe alemão a buscar conhecimento na prática. Em sua trajetória internacional, desenvolveu grande conhecimento nas técnicas das cozinhas alemã, euro-asiática, francesa, italiana e brasileira.

Entre os estabelecimentos pelos quais teve passagem estão: Hotel Haytt Regency (Alemanha), Hotel Waldhotel Fletschhorn (Suiça) – conceituado com uma estrela do Guia Michelin –, Marriot Regent Park Hotel (Inglaterra), Groupe Chez Gerard (Inglaterra) e Restaurante Marinas (hoje chamado Ritz, na Espanha), além do cruzeiro internacional MS Bremen, entre outros.

Hoje, Heiko Grabolle trabalha em Florianópolis e Blumenau (SC) desde 2003, onde atua como chefe, consultor e professor em gastronomia, além de participar de diversos eventos nacionais e internacionais. É ainda membro da Abaga (Associação Brasileira da Alta Gastronomia) e VDK (Verein Deutscher Köche ou Associação dos Chefes Alemães).

1 Kommentar:

Anonym hat gesagt…

Que legal, trabalhar na terra de alemão não é fácil,... mesmo sendo um alemão de verdade!!!!

Fui lá e adorei, parabéns!

abraços
Santos